NOTÍCIAS
Município de Luz é parceiro na construção do Currículo de Minas Gerais, de acordo com a BNCC
No município de Luz, a Prefeitura, através de toda a equipe da SEMECE, realizou quatro encontros com os educadores de todas as instituições escolares
A Base Nacional Comum Curricular, homologada em dezembro de 2017, documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os estudantes devem desenvolver, ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. 
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
Os governos estaduais e municipais pactuaram com o governo federal a (re) elaboração de seus currículos baseados na BNCC, fazendo isso de forma participativa, em regime de colaboração.
No município de Luz, a Prefeitura, através de toda a equipe da SEMECE, realizou quatro encontros com os educadores de todas as instituições escolares das redes: Privada, estadual e municipal, com uma adesão total e participação atuante de todos envolvidos. 
 

Nos encontros, tivemos apresentações artísticas para saudar e valorizar a presença de nossos educadores; pois são eles os responsáveis em escrever e praticar na sala de aula, o novo currículo mineiro, já a partir de 2019. 
Houve o envolvimento da Secretária Municipal de Educação, Sra. Rosemary Ferreira, que em parceria com supervisores, diretores e a inspetora escolar, Sra. Tereza Basílio, além da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (ASSCOM) ,organizaram com sucesso os quatro encontros ocorridos.
Na primeira etapa, estudamos a BNCC e o Currículo da Educação Infantil; os professores e supervisores elaboraram as sugestões de ampliação das habilidades por campo de experiência, valorizando o conhecimento assistemático que nossas crianças trazem de suas vivências e o enriquecimento do que é necessariamente básico para a vida acadêmica.
Na etapa seguinte, reunimos com os professores do 1º ao 9º ano, num expressivo trabalho de reelaboração do currículo mineiro. Ambas as etapas foram coroadas de êxito porque os educadores assumiram como ideal a necessidade de escrevermos juntos as páginas da educação de Minas.
“Não podemos mudar a BNCC, mas podemos acrescentar, altera as habilidades de acordo nossos conhecimentos e experiência de cada professor, em sua disciplina. Assim, realizamos doze oficinas, contemplando todas as disciplinas do currículo. Sem falar que, aproveitamos esses encontros para engrandecermos e valorizarmos a presença de nossos docentes. “ Enfatizou a Secretária Rosemary Ferreira.
No Centro Cultural - Cinelux, aconteceu apresentação teatral com contos de Pedro Malasartes, cujos artistas foram as professoras Dadá e Liliane Duarte, que arrancaram risadas de todos presentes, com as aventuras de Malasartes.
Também ocorreu a apresentação do Grupo de Canto Santa Felicidade, que encantou, arrancou aplausos e fez com que todos os presentes cantassem e dançassem ao som das belas músicas de nossa raiz mineira.
 

Todo o Conselho Municipal de Educação se fez presente; o vereador José Euclides Pessoa (conselheiro) e o vice-presidente da Câmara, Aldair de Paula Duarte também marcaram presença.
Na E.E. Comendador Zico Tobias, os portões foram fechados propositalmente e os professores só adentraram à escola, quando o jovem Ricardo Veloso, saxofonista da Banda Lyra Aterradense, executou acordes para recepcionar os docentes, que passaram pelo “corredor dos gestores”, onde sob aplauso, foram recebidos.
Foi momento de efusiva animação, alegria e descontração. Depois, a grande roda, oração e agradecimentos proferidos pela secretária Rosemary, que reafirmou: "Luz, tem a melhor equipe de educadores, a equipe que está junto dela e dos demais gestores, escrevendo na história de Minas, o novo currículo."

 
Fonte: www.luz.mg.gov.br
Comentários da Notícia
Anuncie no Tevinafesta
Curta a FanPage Oficial Portal Tevinafesta