EM DESTAQUE
NOTÍCIAS
III Conferência Municipal de Educação de Luz
Evento reuniu mais de 300 pessoas, no poliesportivo da Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho
No dia 14 de novembro de 2017, a Prefeitura Municipal de Luz, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou a  III Conferência Municipal de Educação de Luz.


O evento reuniu mais de 300 pessoas, no poliesportivo da E. M. Dom Manoel Nunes Coelho e, contou com a presença do prefeito de Luz, Sr. Ailton Duarte, o presidente da Câmara, Sr. Wanderson Pinto da Silva, e os vereadores Edvaldo Vitor Alvino, Pretinho do Zeca, José Euclides Pessoa Ferreira e One Silver; representando a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, a inspetora Jakeline Gontijo.
Após a execução do Hino Nacional, pelo Maestro Fabiano Botinha, a abertura oficial da Conferencia, foi realizada pelo Exmo. Prefeito, Ailton Duarte, em seguida a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Sra. Rosemary Ferreira da Silva, proferiu o seu pronunciamento.
Um momento de descontração e emoção, proporcionou alegria contagiante aos participantes, com a apresentação dos alunos do Centro de Educação Estrela Dalva/APAE, com a encenação do musical “Filhos do fogo”.
As escolas Pré-Escolar Cantinho do Saber de Esteios, E. M. de Campinho, Creche Maria do Carmo, e E.E. Capitão Alexandre Du de Esteios, abraçaram o projeto de “Combate à Violência” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Bem-Estar Social e Habitação, com a exposição de murais ilustrados, confeccionados pelos alunos, por todo o ambiente do evento, como parte da apresentação artística - cultural.
Os participantes credenciados previamente, foram divididos em nove salas, cada uma com um eixo temático, que foram elaborados pelo Fórum Nacional de Educação, atendendo as 35 disposições legais.
Em seu pronunciamento, a secretária Rosemary Ferreira, explanou sobre o eixo 9, da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), falou sobre o objetivo da Conferência Nacional de Educação (CONAE) e, da importância da realização da Conferência Municipal, como pré-requisito para a etapa territorial, que acontecerá dia 25 de novembro em Itaúna e, a etapa estadual que acontece de 22 a 25 de março de 2018, em Belo Horizonte.
Ressalta-se que todas estas etapas, são indispensáveis para a discussão  e construção  do documento final, da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) e da CONAE, que  em conformidade com a Constituição Federal de 1988, com a Lei n. 13.005\2014, e em  consonância com o Decreto de 09 de maio de 2016, a III Conferência  Nacional de Educação, com o tema “A consolidação do sistema nacional de  educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e  proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública,  gratuita e laica,acontecerá em Brasília,em abril de 2018.
 

A organização das conferências de educação, reafirmam o Plano Nacional de Educação, como epicentro das políticas educacionais e, dessa forma, assegura que ele esteja em movimento, com suas diretrizes, metas e estratégias efetivamente viabilizadas, com objetivo de consolidar o envolvimento da sociedade em seu conjunto, assim como em relação aos demais planos estaduais, distritais e municipais.
Durante a Conferência Municipal, os educadores e demais participantes, tiveram a oportunidade de analisar o documento base de cada eixo temático e acrescentar, alterar o texto ou mesmo suprimir parágrafos.

 Os eixos abordados foram:
 
I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão;

V - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI - Planos decenais, SNE e políticas Inter setoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e

VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

 IX- Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais /SIEP-MG.

X- Plano Decenal Municipal de Educação de Luz.
 
Na plenária final, os relatores de cada Eixo, fizeram a conclusão e sugestão de novas redações onde foi necessário, apresentando assim, as três emendas mais votadas de cada eixo discutido.
Estas emendas serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Educação, para a etapa territorial e estadual, seguindo para novas avaliações e discussões.
Em Itaúna e em Belo Horizonte, serão enviados quatro delegados eleitos na Conferência Municipal, para representar a cidade de Luz e defender as emendas aprovadas na etapa local.
 

Os delegados escolhidos são: Andreone Silva Lacerda, da E.E. Comendador Zico Tobias, representando os gestores estaduais; Ítalo Santos Clemente, da E.E. Comendador Zico Tobias, representando os estudantes; Ione Lamounier Camargos de Resende, do Colégio Mais, representando os gestores das instituições privadas; Flávio Martins de Menezes, da E.M. Dom Manoel Nunes Coelho, representando os gestores municipais.
Na oportunidade a Secretária de Educação explicou: “A Conferencia foi um verdadeiro sucesso e com certeza entrou para a história do ensino luzense. A comunidade escolar abraçou quase que em sua totalidade o evento, proporcionando credibilidade e    oportunidade para a SEMECE consolidar ainda mais o trabalho realizado em Luz. Agradeço a todos os diretores, coordenadores e supervisores educacionais, que trabalharam à frente de cada eixo, tornando possível esse êxito. Agradeço também a toda a comissão organizadora, os secretários municipais e todos que prestigiaram a III Conferencia Municipal de Educação. ” Encerrou Rosemary.
 
Comentários da Notícia
Anuncie no Tevinafesta
Curta a FanPage Oficial Portal Tevinafesta