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Ponte que liga Lagoa da Prata a Luz será interditada por risco de desabar
Estrutura é antiga e está comprometida; obras de ponte nova estão paradas. Medida de segurança foi tomada por Prefeitura; DER vai concluir obra.
A ponte Olegário Maciel, que liga os municípios de Luz e Lagoa da Prata, será interditada novamente, por motivos de segurança. Segundo a Prefeitura de Lagoa da Prata, a estrutura corre risco de desabar e a interdição deve ocorrer ainda nesta semana.
O Executivo de Lagoa da Prata ainda informou que o Município decidiu fazer a interdição total da ponte, alegando que a estrutura está condenada. De acordo com a assessoria, a Prefeitura irá interceder junto ao Estado para o término da nova ponte. A Prefeitura de Luz informou que aguarda o laudo pericial, que segundo a usina de cana de açucar Biosev, foi feito pelos engenheiros da empresa. Só após estudo desse laudo, a Prefeitura tomará as medidas cabíveis de segurança.
De acordo com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a obra de melhoramento e pavimentação do trecho, que também contempla a construção da ponte está com aproximadamente 90% dos trabalhos concluídos. Na ponte sobre o rio São Francisco, com extensão de 220x10m, a estrutura já está concluída, restando construir os encabeçamentos de acesso, guarda-corpo e alguns acabamentos. A previsão de conclusão de toda a obra é o primeiro semestre de 2016. A empresa responsável pela obra está de recesso coletivo e os trabalhos serão retomados na próxima semana.
Construída em 1925, a ponte Olegário Maciel, também conhecida como ponte do Rio São Francisco, passou por uma reforma somente em 1979. Depois não houve alterações na estrutura. Segundo o Sindicato Rural de Lagoa da Prata, são mais de 100 produtores que precisam escoar a produção por meio da ponte.
O trecho também é parte do trajeto de cinco caminhões que levam diariamente 35 mil litros de leite de uma cooperativa de 180 produtores do distrito de Esteios, pertencente a Luz, até a empresa Embaré Indústrias Alimentícias S.A, em Lagoa da Prata.
Moradores e produtores rurais cobram solução do Estado, pois dependem exclusivamente da ponte para ir trabalhar. Eles sofreram prejuízos principalmente após um acidente envolvendo a estrutura antiga, em 2014, que mesmo após reparos ainda tem limitação de peso.
Fonte: G1.com - Centro Oeste
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